domingo, 9 de dezembro de 2012

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Ganhe Dinheiro Com DPE - Direitos Privados de Etiqueta

Capítulo Vinte
Estruturas de Propriedades e De Mercados
Concorrência Pura

Até agora, você entendeu que o mercado exige que os proprietários de
negócios, consumidores, tenham uma estrutura econômica básica ou um
modelo a seguir. Os tipos mais comuns de mercados incluem aqueles que
possuem uma concorrência oura.
Um mercado puramente competitivo é como um mercado no qual nenhuma
empresa individual pode influenciar o preço de mercado por conta própria.
Neste tipo de mercado, é a indústria em geral que cria a influência. A interação
entre a indústria e os compradores determina o preço. Uma firma individual
tem preços como dados e, em seguida, decide o seu próprio preço.
Todos os mercados de concorrência pura têm as seguintes características
distintivas:
• Grande número de compradores e vendedores: O número de
vendedores é tão grande que superam um indivíduo é uma parte
insignificante da produção total da indústria.
• Todas as empresas produzem produtos homogêneos: Bens produzidos
por empresas diferentes são homogêneos para que todos os
compradores que estão dispostos a pagar o mesmo preço por produtos
de todos os produtores.
Assim, nenhum produtor está numa posição de cobrar um preço
diferente por um produto que produz. Um preço uniforme prevalece no
mercado.
• Existe um perfeito conhecimento sobre o mercado e tecnologia: Isso
significa que todos os produtores e consumidores estão plenamente
informados sobre o mercado.
Assim, não há consumidores que estejam dispostos a pagar por um
preço maior do que o que está sendo cobrado noutras outras partes do
mercado.
Além disso, não há produtores a vender o seu produto a um preço
inferior ao preço cobrado por outros produtores, simplesmente porque
eles estão plenamente informados sobre o mercado. Cada empresa tem
perfeito conhecimento sobre a tecnologia.
Cada produtor está ciente de todas as técnicas disponíveis para a
produção de um bem. Todos estes detalhes garantem o mesmo custo
unitário por todas as empresas do sector.
• Liberdade de entrada e saída nas empresas: Não há obstáculos no
caminho de novos negócios a adesão à indústria ou os já existentes
deixando-a. Isto garante que não há nem lucros acima da média, nem
perdas exorbitantes por qualquer empresa a longo prazo.
No "curto prazo", no entanto, os lucros e as perdas são possíveis porque
durante este período as empresas não estão em posição de entrar ou
sair da indústria.
Se há empresas a ter lucros, as novas empresas entram para aumentar a
oferta total da indústria. Isto reduz o preço de mercado e pode reduzir
os lucros.
No longo prazo as empresas que estão incorrendo em perdas começam
a deixar a indústria, e isso reduz a oferta total e levanta os preços até
que todas as perdas são eliminadas.
Um monopólio é uma situação de mercado em que há apenas uma empresa
produz um bem, ou que uma única empresa parece dominar todo o mercado.
Os mercados de monopólio têm as seguintes características distintivas:
• Um único vendedor: Existe apenas um produtor de um produto. Pode
ser devido a algumas condições naturais vigentes no mercado, ou pode
ser devido a algumas restrições legais, na forma de patentes, direitos
autorais, concessionária exclusiva, etc.
 
Uma vez que existe apenas um vendedor, qualquer alteração no plano
de fornecimento de que o vendedor pode ter influência
substancialmente o preço de mercado.
• Não há um substituto perto: Um produtor enfrenta a concorrência dos
seus substitutos.
Um produto pode ter muitos substitutos, mas nem todos os substitutos
oferece concorrência. Os substitutos, que são muito caros e
inconvenientes não oferecem qualquer tipo de concorrência. Esses
substitutos podem ser chamados de "substitutos distantes".
Os substitutos que podem ser convenientemente utilizados em vez um
determinado produto, e que estão disponíveis a um preço similar,
oferecem concorrência.
Estes podem ser chamados de "substitutos próximos". Um mercado de
monopólio não tem tais substitutos próximos, e não enfrenta nenhuma
concorrência.
• Sem liberdade de entrada: Não há liberdade para as novas empresas
entrarem no sector. Isto pode ser devido a alguma ordem do governo.
Por exemplo, a produção de bens de defesa pode ser visto como
monopólio do governo, devido a considerações de segurança nacional.
Da mesma forma, a produção de alguns bens de utilidade pública
também é monopólio dos estados. Por exemplo, a água, eletricidade,
suprimentos, etc, são muitas vezes chamados monopólios estatais.
Concorrência monopolística é uma situação em que o mercado é
basicamente um mercado competitivo, mas com alguns elementos de
um monopólio também.
• Grande número de compradores e vendedores: O número de
vendedores é tão grande que a produção por vendedor individual é uma
parte insignificante da produção total da indústria.
Como tal se ocorrer qualquer alteração no plano de saída de um único
produtor, assumindo que não há nenhuma mudança na produção dos 
outros produtores, há um efeito insignificante sobre a produção total e,
portanto, nenhuma influência sobre o preço de mercado.
Da mesma forma, o número de compradores é tão grande que um
comprador individual compra uma proporção insignificante da produção
total vendida no mercado.
Como tal, qualquer mudança na demanda de quantidade de outros
compradores tem um impacto insignificante no total do mercado e
nenhuma influência sobre o preço de mercado.
Em suma, nenhum vendedor individual ou comprador individual é capaz
de influenciar o preço de mercado por conta própria.
As empresas produzem bens diferenciados: Isso implica que os
compradores diferem entre os produtos de empresas diferentes. Pode
ser por causa de diferentes marcas, embalagem, cor, forma e
comportamento amigável do vendedor ou qualquer outra consideração.
Estes produtos diferenciados são substitutos próximos uns dos outros.
Se um grupo de compradores prefere o produto de um determinado
produtor, este goza de algum monopólio no produto e está numa
posição de influência no mercado.
• As empresas têm perfeito conhecimento sobre o mercado e
tecnologia: Todos os produtores têm o perfeito conhecimento sobre o
preço de mercado e da tecnologia.
Todos os consumidores também têm o conhecimento sobre o mercado
para que eles possam convenientemente mudar de um substituto para
outro em caso de diferença maior de preço nos produtos de empresas
diferentes.
Oligopólio é uma importante forma de concorrência imperfeita onde há
poucos (2 a 10 na maioria dos casos) vendedores no mercado de venda de
produtos homogêneos ou diferenciados.
Todos os mercados oligopolistas têm as seguintes características distintivas:
• Interdependência: A característica mais importante de oligopólio é a
interdependência na tomada de decisão entre as poucas empresas que 
compõem toda a indústria. Isto porque, quando o número de
concorrentes é pequeno, qualquer alteração no preço, de saída, ou
técnica de publicidade por uma empresa terá um efeito direto sobre a
fortuna dos rivais que irá retaliar mudando seus próprios preços,
produtos ou técnicas de publicidade.
• Importância da publicidade e custos de vendas: Um efeito direto de
interdependência dos oligopolistas é que diversas empresas têm que
empregar várias armas de marketing agressivas e defensivas para ganhar
uma fatia maior no mercado ou manter a sua quota.
Para isso, várias empresas têm de suportar uma boa dose de custos em
publicidade e outras medidas de promoção de vendas
 

 

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