quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como voltar a Blogar depois de um longo tempo?


Como voltar a Blogar depois de uma longa paragem?
Muitos blogueiros que por diversos motivos das suas vidas tiveram de parar de blogar, quando retornam ao mundo da blogosfera, sentem-se perdidos e ao mesmo tempo descontextualizados. Para todos aqueles que já sofreram uma longa paragem em termos de produção de conteúdos e alimentação do seu blog, a pergunta é sempre a mesma: como voltar a Blogar depois de uma longa paragem? Para muitos a resposta passa por iniciar um novo projeto, enquanto que para outros passa por ressuscitar o seu blog, que entretanto esteve parado algumas semanas.
Existem vários tipos de razões para uma longa paragem num blog, sendo a mais comum a falta de tempo, principalmente de blogueiros jovens que acabam por entrar na faculdade e reunir uma série de novas responsabilidades para as quais não estavam preparados e que eventualmente exigem numa primeira fase uma grande adaptação. Para outros uma longa paragem significa umas férias fora do país, falta de imaginação e criatividade, falta de tempo disponível para o blog, falta de interesse no blog, entre muitas outras.
No entanto, um dos maiores problemas é como voltar a blogar depois de uma longa paragem. Quais os procedimentos a ter em consideração e qual a forma mais correta de o fazer. Muitos blogueiros colocam uma série de obstáculos e reticências que parecem ser comuns a todos eles, e o objetivo deste artigo é precisamente ajudar a desmistificar alguns desses obstáculos.

NÃO TENHA VERGONHA

Você deixou o seu blog sem atualizações durante semanas? Meses? E qual é o problema? Você não deverá ter vergonha de voltar a atualizar o seu blog e voltar a ser o escritor de outros tempos. O mais importante é que você tomou a decisão de voltar a escrever e a atualizar o blog, e isso é a parte mais importante de todo o processo. Os seus leitores e/ou aqueles que ainda forem subscritores/assinantes dos conteúdos do seu blog, ficarão certamente contentes por tê-lo de volta e de preferência com vontade de fazer ainda melhor do que o que havia feito. Você pode voltar a ser um blogueiro. O passado já está escrito, mas o futuro é ainda uma página em branco. Você depende única e exclusivamente de si.


ORGANIZE BEM A SUA AGENDA

Embora ficar algumas semanas, ou mesmo meses, sem atualizar o seu blog seja uma estratégia não muito positiva, especialmente se a sua audiência estiver interessada em consumir os seus conteúdos, pior ainda é recomeçar de uma forma ainda mais instável. Se você pretende voltar a blogar e a atualizar o seu blog como nos velhos tempos, é necessário que você aprenda a organizar o seu dia de forma eficiente, e que tenha efetivamente tempo para escrever novas matérias para o seu blog.
Aproveite as horas mortas, pegue num bloco de notas e num computador para assentar as suas ideias, e procure rentabilizar ao máximo o tempo que tem disponível. A consistência nos primeiros dias é um fator fundamental para você conseguir resuscitar o seu blog, e acima de tudo voltar a ganhar a confiança dos seus leitores. Se por ventura ainda estiver com alguma dificuldade em gerar novas ideias para artigos, considere ler a nossa matéria com 10 dicas para combater o bloqueio de ideias na hora de escrever.

VOLTE A ENTRAR NA ROTINA

Para quem está a recomeçar a blogar, o mais importante numa primeira fase é voltar a entrar na rotina. Independentemente daquilo que você escreva, o mais importante é que escreva. Não se preocupe numa primeira fase com a qualidade dos seus textos, da mesma forma que fazia no passado. Preocupe-se principalmente em ganhar novamente uma rotina de escrita, a qual é um processo de repetição e aprimorização constantes. Nas suas primeiras duas semanas, o seu objetivo deverá ser adaptar-se novamente à rotina de escrever todos os dias (ou de 2 em 2 dias) para o seu blog.
Se desejar passar primeiro por um processo de anonimato nesta primeira fase, considere apenas escrever conteúdos e não os publicar. Deixe-os nos rascunhos do seu blog, e durante 15 dias comprometa-se a escrever pelo menos um artigo por dia. No fim desse prazo, aproveite a terceira semana para rever todos os artigos, reorganizá-los e reestruturá-los de acordo com o padrão que você deseja. O mais importante mesmo é que você ganhe novamente o hábito da escrita.

VOLTE A CONECTAR-SE COM O MUNDO

Uma das partes mais importantes de ressuscitar um blog é ressuscitar-se a si próprio. Para que você se sinta suportado e ao mesmo tempo num ambiente familiar, é importante que você volte a conectar-se com o mundo. Reactive as suas contas no Twitter e Facebook, e volte a contactar com outros blogueiros que outrora já foram seus companheiros, faça novas amizades, siga os conteúdos dos novos blogueiros, e volte a entrar no seu próprio mundo.
Este processo social de networking é fundamental para quem esteve parado bastante tempo e quer voltar a ressuscitar o seu blog. Voltar a fazer contatos e a entrar no espírito da blogosfera é não só importante como fascinante também. O suporte de outros blogueiros, e quiçá a ajuda deles no seu relançamento, é fundamental em todos os aspectos.

ATUALIZE-SE ANTES DE TUDO O RESTO

Um factor importante em todo este processo é a atualização. Antes de você começar a publicar novos textos no seu blog, considere investir alguns dias na atualização da sua informação. Leia outros blogs da sua área, leia as notícias sociais que diariamente são publicadas e tente compreender como é que o mercado se encontra atualmente e de que forma você deverá fazer a sua abordagem a ele. Evitar ao máximo cometer erros desnecessários é um princípio que você deverá ter em praticamente tudo na vida.
Outro aspecto importante desta atualização é também compreender o que tem funcionado para os seus concorrentes. Analise bem os tipos de conteúdos que eles têm escrito, o feedback que têm recebido e quais os diferentes tipos de conteúdos que estão a fazer mais sucesso junto das suas audiências. Procure também compreender os pontos fracos desses concorrentes e quais os aspectos que você poderá introduzir imediatamente no relançamento do seu blog para lhes fazer frente e colmatar algumas dessas falhas.

DEFINA UMA ESTRATÉGIA QUE CONSIGA CUMPRIR

Embora este ponto pudesse ser encaixado na organização da sua agenda, a verdade é que ele é demasiado importante para isso. Definir uma estratégia que você próprio consiga cumprir é essencial numa fase de relançamento do seu blog. Se você pretende atualizar o seu blog todos os dias, tenha a certeza de que irá conseguir cumprir esse objetivo. Por vezes é mais fácil atualizar um blog 3 ou 4 vezes por semana apenas, mas fazê-lo com qualidade.
Praticamente todos os dias surgem novos blogs e blogueiros que definem estratégias completamente erradas do ponto de vista das atualizações. Um dos mais recentes blogs que vi nascer, começou extremamente bem e com um excelente feedback, mas há mais de 1 mês que não é atualizado. Foram publicados poucos conteúdos, mas a estrutura era até bastante interessante. No entanto, a estratégia definida pelo blogueiro não era a mais correta.

PREPARE-SE PARA O LONGO PRAZO

Tal como referi no ponto “defina uma estratégia que consiga cumprir”, recentemente vi nascer um blog bastante interessante, mas que aparentemente “morreu” com falta de atualizações. Perdeu-se o “hype” e todas as vantagens do seu lançamento, e o autor irá sentir algumas dificuldades para o voltar a colocar na rota que deseja. No entanto, uma das grandes falhas desse autor foi precisamente a falta de planeamento a longo prazo. Estar preparado para o longo prazo, significa fazer um brainstorming regular de novos conteúdos a publicar no blog, por exemplo.
Defina um dia por semana para investir 1 hora do seu tempo a fazer um brainstorming de novas ideias para artigos. Escreva todas essas ideias num bloco de notas, e na semana seguinte atualize o bloco com novas ideias que achar interessantes e pertinentes. Aproveite também para analisar o mercado e compreender as necessidades que existem. Essas necessidades são normalmente pontos de desenvolvimento de novos artigos. Só tendo uma preparação muito bem feita é que é possível conseguir manter o seu blog atualizado e com um foco a longo prazo. 

VOCÊ É APENAS UM HUMANO!

Você vai falhar. Haverá um dia, ou uma semana, em que você certamente irá falhar. Ou porque não conseguiu tempo para escrever, ou porque as ideias não surgiam de forma tão natural, ou simplesmente porque necessitava de uma pequena pausa. Mas isso não é um problema. Você é apenas um humano!
No entanto, não perca demasiado tempo a culpabilizar-se por ter falhado, quando na verdade o mais importante é você começar a pensar imediatamente no próximo dia. O melhor treinador de futebol do mundo, José Mourinho, costuma dizer que mais importante que perder um jogo hoje, é ganhar o de amanhã. E ele, enquanto treinador, dá muito mais importância ao próximo jogo do que aquele que já passou. Com o seu blog a estratégia é precisamente a mesma. Independentemente das falhas que você possa ter tido, o mais importante é estar concentrado no próximo dia e nos objetivos que você tem para ele. Errar é um processo natural. Você é apenas um humano!

PREPARADO PARA RESSUSCITAR O SEU BLOG?

Ressuscitar um blog pode parece uma tarefa mais complicada do que na realidade é. Com alguma estratégia é possível ressuscitar facilmente o seu blog, principalmente se você se organizar corretamente e pensar com foco a longo prazo. E você, está preparado para ressuscitar o seu blog?
Considere ter em consideração também alguns destes artigos que já escrevemos e que complementam muito bem o artigo de hoje. Neles irá certamente encontrar respostas e soluções para outros problemas:

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Favor Se Cadastrar Para Comentar. Não Use Palavras de Baixo Calão, Não Ofenda Ninguém. Não Faça Racismo. Obrigado