terça-feira, 28 de julho de 2009

Personalize a inicialização do Linux




Que tal mudar a imagem que aparece quando o Ubuntu é carregado?


Aprenda a alterar a tela de usplash do Ubuntu de uma maneira rápida e prática.
Que tal mudar a tela de inicialização do boot do Ubuntu? Vocẽ sabia que isso é possível? No Ubuntu, é muito fácil alterar a tela que aparece enquanto o sistema operacional é carregado, deixando-a do jeito que você achar melhor. O procedimento é muito simples, bastando apenas que você instale um programa que irá auxiliá-lo a fazer isso, sem problema algum. Neste artigo, será explicado um passo-a-passo de como realizar tal tarefa. Primeiramente, você deverá instalar o programa StartUp Manager em seu computador. Faça o download do programa clicando neste link. A instalação do programa é bastante simples, pois o pacote de instalação é no formato DEB, o que faz com que em apenas alguns cliques a instalação seja concluída. Após a instalação, o programa poderá ser encontrado através do menu Sistema > Administração > StartUp-Manager. Após tê-lo inicializado, você verá a seguinte tela: Perceba que existem quatro abas localizadas na parte superior da janela do programa. Você deve selecionar a aba “Aparência”. Em seguida, selecione a opção de tela de boot desejada através do menu localizado ao lado de “Tema do Usplash” (nome pelo qual também é conhecida a tela de inicialização do boot). Infelizmente, o Ubuntu não apresenta temas para inicialização de boot junto da instalação padrão do sistema,entretanto é muito fácil encontrar temas em sites como o gnome-look.org. Mais abaixo você pode conferir algumas sugestões de telas de inicialização. Após ter realizado o download das telas de usplash que mais lhe agradaram, você deverá clicar no botão “Gerenciar temas do usplash...” abaixo do menu de boots disponíveis citado anteriormente, e navegar pelas pastas até encontrar o pacote de usplash. Geralmente, os pacotes de usplash vêm compactados. Você deve descompactá-los, de modo que seja gerado um arquivo .SO. Software que permite a configuração fácil e simples de um dos gerenciadores de boot mais famosos: Grub." Geralmente, um computador que possui um sistema operacional Linux, apresenta também outros sistemas, tanto Linux quanto Windows. Para escolher qual sistema será usado quando se liga o computador foram criados os gerenciadores de boot.

Padrão para sistemas Debian e Ubuntu, Grub é um gerenciador de boot muito conhecido e eficiente, mas para muitos usuários sua configuração é difícil, e foi aí que surgiu o StartUp Manager. Este é um software que permite a configuração fácil e simples de um dos gerenciadores de boot mais famosos.

O que é possível mudar?

StartUp Manager possibilita que se modifique o tempo que o menu de boot aparece na tela, habilite ou desabilite opções de “memtest86” e “rescue mode”, edite as cores e a resolução do menu, escolha o sistema operacional padrão e limite o número de kernels.

O software ainda apresenta recurso de criação de disquete de recuperação de Grub, proteção com senha para opções, instalação, modificação e remoção de temas, além de restauração de configurações originais.


Clique abaixo para fazer o dowload:

http://www.easy-share.com/1906986510/startupmanager_1.9.12-1_all.deb


0 comentários:

Postar um comentário

Favor Se Cadastrar Para Comentar. Não Use Palavras de Baixo Calão, Não Ofenda Ninguém. Não Faça Racismo. Obrigado

Ad BannerFans.com