quinta-feira, 25 de junho de 2009

Edite suas Fotos com Gimp Linux



Sistema: Linux x11

"Edite imagens com uma das ferramentas mais avançadas e bem elaboradas da atualidade." Gimp é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program. É um programa distribuído gratuitamente para composição e tratamento de imagens. Pode ser usado como um simples programa para desenho, para edição avançada de fotografias, para renderização em lote de imagens ou para converter formatos de imagens.

Configure seu GIMP

Esse software pode ser incrementado com plugins e extensões que podem fazer qualquer coisa! Uma interface avançada de desenvolvimento permite scripts sejam facilmente criados para realizar desde simples tarefas à complexas manipulações de imagens.

Trabalho de faculdade

A história do GIMP é bem interessante, dois estudantes de uma universidade da Califórnia começaram um projeto para a faculdade e acabaram dando continuidade a ele após se formarem. Depois lançaram-se na internet sob a licença GNU e programadores de todo o mundo, surpresos e interessados pela grande qualidade do software, resolveram juntar-se ao projeto.

Muitas funcionalidades

Entre suas funcionalidades, pode-se destacar: Uma vasta quantidade de ferramentas para criação de imagens, tanto bitmaps quanto vetoriais, tais como: Brush, Pencil, Airbrush, Clone etc. Possui, também, um sistema de alta qualidade de anti-aliasing (correção de serrilhado) e uma poderosa ferramenta para aplicar efeitos de gradiente e mistura, permitindo aplicar efeitos incríveis em qualquer imagem. Utiliza um sistema base de gerenciamento de memória fazendo com que o único limite para o tamanho de sua imagem é o seu espaço livre em disco! E mais, você ainda pode abrir simultaneamente quantas janelas você quiser (conseguir). Ainda possui opções de manipulação avançada de imagens como: suporte completo ao canal alpha (transparência), camadas e canais totalmente manipuláveis, múltiplo desfazer/refazer limitados apenas pelo espaço livre em disco, camadas de texto editáveis, ferramentas avançadas de transformação e seleção, máscaras modeláveis e muito mais! Uma base de procedimentos para chamadas de funções internas do Gimp para programas externos como em Script-fu, Perl, Python, Tcl, Ruby etc, ou seja, você pode escrever um programa em uma linguagem e utilizar funções do Gimp nele. Sem contar que ainda possui suporte para mais de 100 plugins! Além de criar e editar imagens, também é possível gerar animações a partir do software. Vale a pena ressaltar algumas características: Carrega e salva animações em um formato conveniente, preservando as camadas. Apresenta navegador de frames (quadros), Onion Skin e Bluebox, contidos no GAP (Pacote de Animação do Gimp). E ainda possui o Film Gimp, também conhecido como CinePaint, é uma ferramenta especialmente desenvolvida para pintura e retoque de quadros de filmes cinematográficos. Ele também oferece uma profundidade de cor de 16 bits por cor, enquanto o GIMP trabalha apenas com 8. Trabalhe com diversos formatos diferentes de arquivos

Suporta diversos formatos de imagens: BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM, XCF e muitos outros! Carrega, exibe, salva e converte vários formatos de arquivos.

Instalação

A instalação deste aplicativo em distribuições que suportam pacotes .DEB e possuem o instalador de pacotes GDebi é muito simples. Basta dar um duplo-clique no pacote e a instalação começa. Para as demais distribuições, é necessário compilar o código-fonte, o que requer um conhecimento mais avançado, ou ainda utilizar o Alien para converter o pacote para o formato .RPM, por exemplo.

Clique abaixo para fazer o dowload:
http://www.easy-share.com/1906179866/gimp-2.6.0.tar.bz2

0 comentários:

Postar um comentário

Favor Se Cadastrar Para Comentar. Não Use Palavras de Baixo Calão, Não Ofenda Ninguém. Não Faça Racismo. Obrigado

Ad BannerFans.com